História

A Guarda Mirim de Campo Novo de Rondônia surgiu após incentivo primeiramente do Comandante do 7ºBPM Major PM Alcântara, e autorizado pelo Capitão PM Faria Comandante do 4ª CIA PO, disponibilizado pelo Sgt. PM Nascimento Comandante do 3º GP 4ª CIA PO, instruído pelo precursor das Guardas Mirins de Rondônia CB PM Maia de Buritis sendo consequentemente implementado pelo SD PM Valber e Prefeito Municipal Marcos Roberto de Medeiros Martins, demais autoridades públicas e empresários do município.

Após o sinal verde da Polícia Militar do Estado de Rondônia, fomos buscar parceiras e incentivos através de reuiões e palestras, convidando não somente, as autoridades públicas mas também todo o seguimento da sociedade. A primeira reunião foi realizada às 7:30hs no Auditório da Escola 15 de Outubro, com autorização do Ilmo. Sr. Edson, Diretor da escola, com aproximadamente 50 (cinquenta) pessoas, que foram convidadas através de Cartas Circulares e através dos veículos de comunicação disponível, propagandas na rádio e volantes, entregues pessoalmente a cada um dos convidados. Naquela primeira reunião vimos o anseio da população por mudanças no município, compareceram Empresários, Prefeito Municipal, Secretários Municipais, representantes do ICMBio, Ceplac, Emater, Detran, Idaron, Diretores de Escolas, Professores e população em geral. Esta primeira reunião serviu apenas para verificar se a comunidade estava disposta a abraçar este Projeto de Deus para Campo Novo de Rondônia e semanas depois foi realizada outra reunião com pais e alunos onde foi explanado e tirado todas as dúvidas sobre o projeto.

Após o aval de todos da comunidade a Prefeitura Municipal se disponibilizou em custear a legalização e a fundação da Associação Guarda Mirim de Campo Novo e a escola 15 de Outubro em disponibilizar a estrutura física e de pessoal para a realização das atividades, consequentemente a Polícia Militar abrir vagas inicialmente para 30(trinta) crianças com idades compreendidas entre 12 e 17 anos, devido a grande procura e o grande número de pessoas inscritas foram disponibilizadas 80(oitenta) vagas.

Dificuldades e empecilhos se levantaram ao longo dos trabalhos, porém todos foram sanados com o empenho e a união de todos da comunidade, destacando-se principal a Prefeitura Municipal e a Escola 15 de Outubro, que desde o início vem apoiando e investindo no projeto de forma grandiosa e honrosa, minimizando as dificuldades com transporte, alimentação, vestuário, material de expediente, equipamento, estrutura de pessoal e física, de forma criativa a Prefeitura Municipal além da legalização total da Associação, solucionou ainda dificuldade com transporte cedendo carros da Prefeitura e ainda seus funcionários para o transporte das crianças da Zona Rural,  a alimentação ficou a cargo da Escola 15 de Outubro que vem sendo fornecido ás 80 crianças atendidas pelo projeto divididos nos turno da manhã e tarde, estimulando a paciência e a cooperação dos professores, é incrível e impressionante a dedicação de todos esses funcionários que muitas vezes acham que podem passar despercebidos, puro engano, essa postura de fazer além de suas obrigações, exemplo de força e superação, alimentando o sonho de que é possivel mudar o futuro de nossas crianças, possibilitando a continuidade do projeto.


Atualmente possuímos aproximadamente quinhentas pessoas envolvidas com o Projeto que estão sendo cadastradas em nosso banco de dados, além de contarmos com recente acordo de apoio do Governo Estadual e do Deputado Estadual Saulo.

O projeto Guarda Mirim de Campo Novo de Rondônia que há tempos atrás era apenas um sonho, hoje é uma realidade, afirmando que é possivel quando é colocado Deus em frente de todas as coisas e que os poderes publicos envolvidos diretamente com a sociedade organizada sonhos se tornam realidade.